A limpeza e a retirada de entulhos em áreas comuns do bairro do Rio Novo e do Conjunto Eustáquio Gomes mobilizaram dezenas de garis no sábado (26). Durante todo o dia, as equipes realizaram um trabalho de capinação manual e mecânica, além da limpeza das caneletas de água pluvial. Os moradores de ambas as localidades foram estimulados a dispor entulhos acumulados nas residências para que fossem recolhidos.
O trabalho de limpeza priorizou os corredores de transporte e ruas transversais. Sob a fiscalização dos representantes das concessionárias, os garis foram orientados a não deixar nenhum material acumulado. Ao final da operação, os entulhos juntados e dispostos por moradores foram recolhidos e levados para o Aterro Sanitário, no Benedito Bentes.
Um dia antes do início da limpeza, os moradores foram informados da realização da atividade, que tem sido determinada pelo prefeito Cícero Almeida. A fim de garantir sua boa realização, o superintendente da Slum, José Roque da Silva, esteve pessoalmente acompanhando a execução do que foi planejado na semana passada.
No Rio Novo, até as margens dos trilhos receberam uma atenção especial. Com a utilização de uma roçadeira mecânica, o mato crescido foi cortado e retirado pelos garis. Os moradores reconheceram a importância do trabalho e foram solidários com os trabalhadores que encararam o sol forte para deixar a área limpa.
Diante da boa repercussão e dos resultados obtidos com os mutirões, José Roque garantiu que o trabalho será mantido. O objetivo é que, até o inverno, os principais bairros da capital possam ser beneficiados com o trabalho preventivo.