Avanços e desafios na qualificação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estiveram em pauta na reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (29), na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
No encontro, técnicos e conselheiros estaduais conheceram o relatório da gestão do SUAS, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O relatório mostra que o progresso da Assistência Social em Alagoas está acima da média nacional.
Desde a implementação do SUAS, em 2005, os avanços no Estado têm sido significativos: todos os municípios alagoanos apresentaram Plano Municipal de Assistência Social e são co-financiados pelos governos federal e estadual.
Segundo o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, as parcerias com o MDS têm sido satisfatórias. “Além disso, buscamos apoiar instituições sem fins lucrativos que contribuem para a promoção do bem-estar social, atendendo a crianças, adolescentes, idosos e outros grupos em situação de risco”, revelou Palmeira, que também comentou a alta qualidade dos técnicos da Seades, “agentes fundamentais para o constante progresso na área”.
A superintendente de Fortalecimento do Sistema Descentralizado da Seades, Cristina Nolasco, e a secretária-adjunta, Juliana Vergetti, junto aos técnicos e conselheiros estaduais, aproveitaram a reunião para socializar experiências e discutir as questões prioritárias da Assistência Social em Alagoas.









