O talento de quem tem o dom do repente reuniu violeiros, trovadores e adeptos da cantoria de viola em Alagoas – e também de outros estados do Nordeste – durante a realização da 10ª Noite da Viola Nordestina. A iniciativa, apoiada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), aconteceu na última sexta-feira (25) e teve como palco o Teatro Jofre Soares.
Segundo o presidente da Associação dos Violeiros de Alagoas, João Procópio, essa atividade representou a primeira eliminatória para o 21º Encontro dos Campeões de Repente do Nordeste em Alagoas, previsto para acontecer no mês de dezembro. “Nosso principal desafio, enquanto artista violeiro, é favorecer esse intercâmbio cultural entre os cantadores, expressando o dom do repente para que seja apreciado pelo público em geral”, salientou.
Uma comissão julgadora, formada por músicos e cantadores, acompanhou as apresentações. De acordo com os responsáveis pelo encontro, o resultado com os vencedores do festival será divulgado ainda esta semana.
Para a presidente da FMAC, Paula Sarmento, que acompanhou de perto a atividade, esta foi uma ótima oportunidade para assistir ao talento de uma arte própria do Nordeste. “Maceió, como as demais capitais nordestinas, é repleta de manifestações culturais, e encontros como esse são sempre relevantes. É uma valorização para os nossos artistas”, enfatizou.
Durante o encontro, João Procópio destacou o apoio da Prefeitura de Maceió, ressaltando, principalmente, a presença da presidente da FMAC, Paula Sarmento, nessa atividade. “Sentimo-nos prestigiados, pois a Prefeitura nos deu toda atenção. E isso para nós é um sinal de reconhecimento”, ressaltou.