Dia 01 de abril de 2011 é a data escolhida para a estréia da segunda temporada de Devassas – o que as mulheres gostariam que fizessem com elas na cama, que permanecerá em cartaz durante as sextas e sábados no Teatro do Centro Cultural SESI, no bairro da Pajuçara, sempre às 20 horas, até o dia 28 de maio.
No espetáculo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, a atriz alagoana Ivana Iza apresenta os hábitos sexuais femininos, convidando homens e mulheres a refletirem sobre os tabus relacionados à sexualidade. Com leveza e sinceridade, Ivana Iza despertou a cumplicidade, satisfez a busca do público por entretenimento e demonstrou com naturalidade a importância dos desejos femininos.
A direção é de Flávio Rabelo também alagoano que tem entre seus principais trabalhos no Estado a premiada montagem de “A Farinhada” (1997), com o grupo Joana Gajuru e “Não tenho Palavras” (2005), com os Saudáveis Subversivos. No momento, Flávio reside em São Paulo, onde desenvolve pesquisa de doutorado em artes cênicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é integrante da Zecora Ura Theatre, formada por artistas de vários países e é um dos atores-criadores do projeto internacional Hotel Medea (www.medea.tv), produção que tem alcançado grande destaque em Festivais Internacionais de Teatro e que acaba de fazer uma temporada de sucesso em Londres e no Rio de Janeiro.
Na primeira temporada de 2010, Devassas contabilizou 3.000 espectadores em 12 apresentações, em Maceió e Arapiraca. No universo web, o blog www.euumadevassa.blogspot.com contabiliza mais de 15 mil acessos (desde maio 2010).
Nesta segunda temporada, Ivana Iza retoma a conversa ao pé do ouvido com homens e mulheres, convidando-os a dialogar sobre o prazer sexual. No palco, dá vida, em uma comédia leve e cheia de delícias, aos anseios e histórias de mulheres que buscam a satisfação plena de seus desejos, livres de pudores ainda, infelizmente, tão comuns quando se trata de falar de sexo. No espetáculo a atriz busca, com sorrisos, tratar de pontos delicados da vida sexual da mulher, propondo o debate franco, livre de clichês e sem ceder à piada pronta, tão comum quanto prejudicial em se tratando do tema em questão e do fazer teatral como um todo. Aos olhos do público surgem figuras comuns, postas no palco pela atriz em um monólogo que prima pelo bom gosto, desde a concepção dos figurinos, passando pelo cenário, até a forma como a fala das personagens aborda a delicadeza dos temas, com a sutil argúcia da comédia, interagindo com o público e fazendo-o, literalmente, parte da cena.
Para quem já viu a primeira temporada, a repetição da dose será um prazer. E para os que não viram, a certeza de conhecer as delícias de uma interpretação que definem com precisão o que se vê, tão belo e delicado, tão sexual e lascivo ao mesmo tempo é este espetáculo.
Ficha técnica Devassas
Pesquisa, dramaturgia, atuação, figurinos, cenários e produção geral: Ivana Iza
Direção: Flávio Rabelo
Assistente de direção e desenho de luz e execução de iluminação: Fátima Farias
Execução de Sonoplastia: Claudio Albuquerque
Trilha sonora: Pedro Ivo “Tup”
Fotos: Renata Voss
Desing gráfico: Leonardo Leal
Desenho de projeção: Leandro de Maman
Consultor de produção: Eris Maximiano
Assessoria de Imprensa: Abides de Oliveira e Larissa Lisboa
Produtor executivo: Jorge Adriani
Breve currículo
A intérprete
A alagoana Ivana Iza é atriz, diretora e produtora de teatro. Formada em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi aluna do Curso Técnico de Formação do Ator da Ufal. Atua como atriz desde 1995 e atualmente trabalha também como diretora artística de shows musicais de artistas locais, como o grupo Chama Luz e o músico Júnior de Almeida. Foi coordenadora do Espaço Cultural Sebrae – AL por dois anos, além de ser hoje curadora na área de teatro do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do Instituto Zumbi dos Palmares. Participou de mais de 40 montagens teatrais, com textos que vão do clássico ao contemporâneo, entre eles, “Dois Perdidos Numa Noite Suja”; de Plínio Marcos, “Fulaninha e Dona Coisa” de Noemi Marinho; “A Farinhada”, de Luiz Sávio de Almeida (espetáculo ganhador de mais de 20 prêmios nacionais); “Baldroca”; peça inspirada em um conto de Guimarães Rosa, e ganhadora do prêmio Funarte - Myriam Muniz 2008. Hoje atua no espetáculo “Versos de Um Lambe Sola”, também contemplado com o Prêmio Funarte - Myriam Muniz 2007 e, ainda pelo prêmio do BNB Cultural de 2010. Ivana Iza também atuou no filme “Deus é Brasileiro”, dirigido pelo renomado cineasta alagoano Carlos Diegues, interpretando uma personagem escrita exclusivamente para atriz.
Serviço:
Estréia nesta sexta, 1º de abril. Horário: 20 horas
Local: Teatro do Centro Cultural Sesi
Todas as sextas e sábados de Abril e Maio de 2011.
Ingressos: R$ 30,00 (Inteira) R$15,00 (meia-entrada)
Vendas STAND SUE CHAMUSCA- Maceió Shopping e bilheteria do Teatro
Classificação indicativa: 16 anos
http://www.euumadevassa.blogspot.com









