Na manhã desta segunda-feira (28), o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, recebeu em seu gabinete o engenheiro Galdino Moreira - um dos responsáveis pelo Centro de Recuperação Pró-Amor - para tratar de um convênio entre o Estado e a instituição.

A Pró-Amor é uma entidade sem fins lucrativos, mantida há quase 25 anos por meio de doações e que tem como principal objetivo a promoção e a recuperação de crianças de dois a sete anos, vindas de família de baixa renda. São oferecidos benefícios na área de segurança alimentar e nutricional, além de educação básica.

A capacidade de atendimento é de mais de 100 crianças, mas no momento apenas 62 estão matriculadas. O Centro está perto do “bolsão de pobreza” de grotas e do Vale do Reginaldo, situado entre o Feitosa e o Barro Duro.

O secretário Marcelo Palmeira colocou-se à disposição para viabilizar o que for necessário para firmar esse convênio. “A contrapartida de instituições com essa seriedade e comprometimento é muito importante para nos ajudar a diminuir os índices de desnutrição e contribuir para a inserção social dessa faixa etária”, ressaltou o secretário.

O representante do Pró-Amor, por sua vez, explicou que está muito difícil sobreviver apenas com esse tipo de ajuda. De acordo com ele, a disponibilidade do governo do Estado em receber e concretizar essa parceria será fundamental para a continuidade do trabalho.

“A nossa estrutura é muito boa, mas para persistir e dar tratamento de qualidade a essas crianças é necessário que os profissionais sejam remunerados de maneira correta, porque já perdemos muitas crianças, sem recursos”, lamentou Moreira.

Entre as finalidades do Centro de Recuperação Pró-Amor estão: proporcionar condições para que os pais dessas crianças tenham o dia livre para trabalhar, evitando também o desemprego e melhorando as condições de vida das famílias; despertar nos pais a importância dos valores morais e afetivos necessários ao desenvolvimento de uma criança; e desenvolver projetos que contribuam para a disseminação da droga entre os jovens.

Segundo a superintendente de Assistência Social, Arabella Mendonça, na próxima reunião do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), que acontece no próximo dia 20, o projeto vai entrar na pauta e, tendo voto favorável, é só aguardar o repasse da Secretaria da Fazenda (Sefaz).