As tropas do líder líbio Muammar Kadafi iniciaram uma contraofensiva em um trecho do rio Vermelho e em Naufaliya, povoado situado a 147 quilômetros de Sirte que os rebeldes pretendem controlar nesta segunda-feira e acabar com o último bastião do regime antes de Trípoli.

Os combates estão centrados em torno de Naufaliya, localizada bem próximo a Ben Jawad, a cidade mais a oeste conquistada pelos rebeldes em seu avanço, detido a mais de 100 quilômetros de Sirte, a cidade natal de Kadafi.

Nesta segunda-feira, colunas de rebeldes armados com fuzis de assalto e lança-granadas RPG a bordo de veículos 4x4 e caminhões com peças de artilharia e lança-foguetes se dirigiam a Sirte.

"A situação é confusa em Sirte, não sabemos o que está acontecendo lá", disse à Agência Efe um miliciano no comando de uma tropa em Ben Jawad, onde muitos feridos estão sendo evacuados em veículos 4x4.

Os tiroteios, segundo a Efe constatou, prosseguem nos arredores da cidade, retomada neste domingo pelos rebeldes, que até agora não haviam encontrado oposição desde que lançaram no sábado sua ofensiva a partir de Ajdabiya e percorreram mais de 400 quilômetros.

Desde primeiras horas do dia, os veículos 4x4 dos rebeldes faziam longas filas nos postos de gasolina para reabastecer e chegar à frente ocidental. Sirte, a cerca de 470 quilômetros ao leste de Benghazi, é o último obstáculo que separa os milicianos de seu objetivo final, Trípoli.

Os rebeldes desviaram neste domingo sua incursão em direção a Sirte pelo sudoeste através de Naufaliya, a cerca de 147 quilômetros da cidade considerada o reduto tribal de Kadafi, para onde suas tropas se direcionaram para tentar de deter a ofensiva.