Nesta semana, o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, participou da aula inaugural da segunda temporada do Pré-vestibular Municipal, um projeto pioneiro no Nordeste, onde a Prefeitura oferece, gratuitamente, um curso preparatório para jovens que buscam a aprovação em vestibulares e concursos públicos.
No ano passado, o pré-vestibular gratuito alcançou um índice de dar inveja a qualquer cursinho privado do Estado de Alagoas. Dos 150 alunos matriculados no cursinho, 85 concorreram aos vestibulares da Uneal e Ufal, realizados recentemente. Deste montante, 40 foram aprovados, sendo 18 para a Ufal e 22 para a Uneal, ou seja, um índice aproximado de 50% de aprovação nos dois certames.
Antes do cursinho, muitos desses jovens tinham que se deslocar, diariamente, até Arapiraca, cidade vizinha que oferece diversas opções de cursos preparatórios particulares, enquanto outros, por não terem condições financeiras de realizarem o investimento, resolviam partir em busca de trabalho, geralmente no comércio.
Preocupado com a qualificação dos jovens limoeirenses, o prefeito Marlan Ferreira contratou professores das mais diversas áreas e implantou o Pré Vestibular Municipal. Os docentes, em sua maioria, lecionam em renomados cursinhos de Arapiraca, assim como nas universidades Estadual e Federal de Alagoas (Uneal e Ufal).
“Agora, os estudantes que terminam o segundo grau têm expectativas de um futuro melhor. Nos concursos vestibulares, os limoeirenses poderão competir de igual para igual com alunos preparados em cursinhos particulares de Arapiraca ou Maceió”, frisou Marlan.
As aulas do Pré Vestibular Municipal são ministradas, diariamente, das 19h20 as 22h20 nas dependências da Escola Municipal Maria Júlia, na zona urbana de Limoeiro de Anadia. Neste ano, dos 350 inscritos, apenas 220 alunos foram classificados para freqüentarem o curso, que será dividido em três turmas. Cada aluno fez uma prova eliminatória com dez questões de matemática e dez de português.
“Estou muito feliz por meu município agora ter um curso pré-vestibular à altura dos melhores de Arapiraca e o melhor: é gratuito”, disse Luzimaria Honório, que se prepara para conquistar uma vaga na Ufal.
O Município ainda disponibiliza transporte escolar para levar e buscar os estudantes, inclusive os que residem na zona rural. Algumas das exigências para fazer o cursinho é estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou ter concluído os estudos, residir no município de Limoeiro de Anadia e, após estar matriculado, não poder faltar às aulas mais que três vezes por mês.