A comunidade escolar e os moradores do entorno da Escola Estadual Professora Josefa Conceição da Costa, no Canaã, serão beneficiados neste sábado com ações do Projeto Amigos da Escola, uma iniciativa da Rede Globo que conta a parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). As atividades começam às 8 da manhã.

O Dia da Família na Escola, nome escolhido para o evento, é uma data de mobilização nacional quando são realizadas atividades abertas à comunidade e busca reafirmar a figura da escola enquanto pólo de referência comunitário.

Segundo Liziana Ferro, técnica da Gerência de Integração Escola/Comunidade da SEE, serão realizadas oficinas de confecção de sabonete artesanal, decoração em sandálias, leitura de livros paradidáticos e produção de dedoches e fantoches. “Esta ação vai se estender até o meio-dia deste sábado e contará ainda com apresentação de capoeira, violão e pintura em tela”, adianta.

Já Suely Cavalcante, outra técnica da gerência, destaca que durante o Dia da Família na Escola haverá a confecção de cartões paisagísticos. “Vamos contar com a participação do Tribunal de Justiça do Estado, que apresentará um material sobre paternidade responsável. Além disso, as pessoas tomarão conhecimento de onde podem fazer teste de DNA gratuitamente e como obter o registro de nascimento”, informa.

Na programação consta ainda a participação do Corpo de Bombeiros que fará palestras educativas para mulheres. Além disso, haverá apresentação teatral, exibição de filmes e será feita uma ação de prevenção ao glaucoma.

Projeto – O Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação básica e da escola pública. Iniciado em 2005, já capacitou mais de 4 mil diretores e envolveu 140 mil pessoas nos 26 estados brasileiros.

O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais.

Atualmente o projeto conta com a parceria do UNICEF, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Instituto Brasil Voluntário Faça Parte.