Começa nesta quinta-feira (25) a 43ª reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), que, desta vez, acontece na capital alagoana. Realizado no Hotel Ponta Verde, o evento segue até a próxima sexta (24) e vai discutir políticas de recursos humanos e capacitação para o aperfeiçoamento das Secretarias de Fazenda de todos os Estados brasileiros.
Os últimos detalhes do encontro – voltado para representantes do setor de Gestão de Pessoas das administrações fazendárias – foram definidos na tarde desta quarta-feira, em reunião do Grupo Gestor. O momento serviu par alinhar a programação, que vai tratar, entre outros, de atividades de avaliação e planejamento e de troca de experiências entre os participantes.
Além disso, também serão discutidos temas como importância do trabalho em equipe e motivação. Outro ponto será a analise da situação atual dos produtos desenvolvidos pelo GDFAZ, como o Garimpo de Soluções, os Indicadores de Desempenho de RH, o ensino à distância e, principalmente, a Comunidade Virtual, espaço online onde podem ser compartilhadas informações e soluções.
Para mostrar o que tem sido feito em Alagoas, dois horários do cronograma foram reservados para as experiências locais. A primeira delas será uma apresentação da servidora Ana Cristina Felix Cavalcanti, que vai falar sobre a influência do grupo e da Escola Fazendária alagoana no desenvolvimento dos funcionários da Sefaz.
Segundo a diretoria do Centro de Treinamento Regional da Escola Superior de Administração Fazendária no Ceará, Maria Margarida de Souza, o depoimento será essencial para avaliar as ações. “Será um feedback para sabermos como estão as coisas, como os nossos produtos estão chegando até o público alvo”, opinou ela, durante reunião do Grupo Gestor do GDFAZ.
O trabalho da Escola de Governo também vai ganhar destaque com uma palestra sobre o Programa de Valorização do Servidor Estadual, comandada por Célia Lamas. Além disso, os participantes também vão poder conhecer um pouquinho mais sobre Alagoas com uma típica apresentação cultural, marcada para a abertura.
Esta é a terceira vez que Maceió recebe o Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário – que, nesse encontro, deve contar com cerca de 30 pessoas para os debates. Para o coordenador do Grupo Gestor, Francisco Costa de Andrade, está sendo um prazer voltar ao Estado. “Estamos muito felizes com isso e agradecemos a Alagoas por estar sediando esse evento”, ressaltou ele.

GDFAZ – O grupo, criado em 1996 por meio de um convenio com o Ministério da Fazenda, tem como meta aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas Unidades da Federação, socializando experiências e buscando soluções. Com reuniões três vezes ao ano, ele funciona como uma consultoria focada no segmento fazendário.