Cerca de 150 estudantes da Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral irão percorrer nesta quinta-feira (24) as ruas do bairro para visitar os moradores e incentivá-los a adotar mudas de árvores. A caminhada começa às 16h, na porta da escola, situada no Conjunto Santa Lúcia no bairro do Tabuleiro do Martins.

Segundo o diretor geral da unidade escolar, professor José Francisco de Lima, a ação começou nesta terça-feira e se estende até amanhã. “Nossos alunos do Ensino Médio estão fazendo um cadastro e os moradores preenchem um termo de compromisso para receber as mudas”, revela.

A escola – A Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral fica localizada na Rua Elinelma Oliveira dos Santos, s/n, Quadra 110, Conjunto Santa Lúcia, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Repórter: Ricardo Moresi Fotos: Valdir Rocha
 

23/03/2011

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO

Inscrições para Programa de Iniciação Científica em Astronomia seguem até 1° de abril

 

Está aberto o período de inscrições para os estudantes do Ensino Médio interessados em participar do Programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCiA). Esta ação visa possibilitar aos alunos da rede estadual uma real e significativa experiência no desenvolvimento de pesquisa científica em Astronomia como atividade complementar à sua formação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1° de abril.

 

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, o objetivo do Programa IniCiA é desenvolver pesquisas de cunho didático/científico em Astronomia com alunos do Ensino Médio das escolas públicas do Estado. “As ações do programa irão ocorrer a partir do mês de abril se estenderão até o próximo mês novembro”, antecipa.

 

Ele revela também que, inicialmente, os alunos irão desenvolver atividades em informática com a utilização do Linux, aplicativos BrOffice e Internet. “Além disso, eles irão estudar a metodologia da pesquisa científica e os projetos de observação astronômica”, confessa.

 

O coordenador evidencia ainda que durante o ano os participantes realizarão suas pesquisas a partir de um plano de trabalho pré-definido pela equipe do observatório. “Ao final da pesquisa, os alunos irão apresentar os resultados alcançados”, destaca.

 

Parceiros – O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (SeCTI/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da Usina Ciência; e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL)

 

O observatório compõe o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE) da SEE e funciona no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió.