A Prefeitura do Rio passou a considerar que nenhum bairro da cidade está atualmente sob surto de dengue ao alterar os critérios para definir essa condição.

Pelos critérios tradicionais, seguidos inclusive pelo Ministério da Saúde, de 300 casos para até 100 mil habitantes, 14 bairros da cidade estão hoje em surto. A prefeitura disse, no entanto, ter optado por uma metodologia "mais moderna", que considera a curva de crescimento de casos nas últimas cinco semanas.

Segundo a prefeitura, nenhum desses 14 bairros --Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Anil, Rio Comprido, Cosme Velho, Santa Teresa, Catumbi, Centro, Saúde, Santo Cristo, Bonsucesso, Cocotá, Acari e Paquetá-- apresentou crescimento de número de casos nesse período.

A prefeitura, disse, porém, ter reforçado suas ações de combate à dengue para evitar a disseminação de casos.

Já foram registrados neste ano no Rio 8.315 casos de dengue, número que já supera a soma dos registros na cidade entre 2009 e 2010, que foi de 5.843. Houve seis mortes.

No Estado inteiro, já são mais de 20 mil casos registrados em 2011. Quatro municípios (Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Santo Antônio de Pádua e Magé) são considerados em estado de epidemia.