A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) recebeu a Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (Funbrasil) para tratar da formulação do projeto que pretende otimizar a assistência à saúde do idoso, com acompanhamento médico, nutricional e fisioterápico, além de capacitá-lo para a realização de atividades de inclusão produtiva.

 

De acordo com a superintendente da Funbrasil, Rose Davino, a ideia é preparar os idosos para que estes se tornem contadores de história, monitores em escolas e até mesmo cuidadores de outros idosos.

 

“Trata-se de sair do âmbito governamental para, além de prestar assistência social ao idoso, inseri-lo em atividades produtivas, de importância na sociedade”, explicou o titular da Seades, Marcelo Palmeira, quanto à orientação e apoio oferecidos pela Secretaria para a construção e prática do projeto junto à Funbrasil. O secretário acrescentou ainda que vai intermediar o contato com outras esferas do governo, como a Secretaria de Saúde e a de Emprego e Renda.

 

A Funbrasil é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é prestar assistência à pessoa idosa com mais de 60 anos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, assegurando-lhe a preservação de sua saúde física e mental.

 

Para tanto, a Fundação desenvolve ações de fisioterapia, enfermagem, serviço social e atendimento oftalmológico, por meio do projeto Proceg Brasil – “Diga Não à Cegueira”, que combate a cegueira causada pela catarata e glaucoma, além de cirurgias de pterígio - conhecido popularmente como “carne no olho”.

 

A organização oferece também acompanhamento pós-operatório, com visitas domiciliares e atividades de interação social, através do Grupo de Convivência Alegria de Viver, uma parceria com a Secretaria Municipal de Promoção de Cidadania e Assistência Social, por meio de convênios do Sistema Único de Assistência Social (Suas).