Após 20 anos de reivindicações, o município de Rio Largo ganhará ainda este ano seu primeiro mercado público. A ordem de serviço para construção da feira livre da Mulambeira foi assinada na manhã de hoje (21) pelo prefeito Toninho Lins, o secretário municipal de Obras, Vadinho Holanda e pelo representante da construtora Pimentel Engenharia, Sérgio Pimentel.
O projeto da feira contempla os mercados das carnes, peixe, farinha e confecções, banheiros públicos e praça da alimentação. Todas as barracas da feira livre serão padronizadas e fixadas sobre piso de concreto obedecendo a todos os critérios de higiene exigidos pela Vigilância Sanitária. A verba para execução da obra é 100% própria e está orçada em torno de 500 mil.
A feira da Mulambeira está atualmente instalada no nas imediações do calçadão do comércio. Suas condições de higiene, tráfego e ambiente de trabalho são consideradas péssimas pelos feirantes, comerciantes e pela população. Além disso, a desorganização contribui para que o local seja ponto de tráfego e consumo de drogas, criminalidade e prostituição. Após a enchente de 2010 a situação da feira se agravou.
“Esta obra é de extrema importância para o município, pois não beneficia apenas os feirantes, mas a todos os riolarguenses de modo geral. Ao retirar os feirantes do Centro, a cidade ganhará um aspecto mais organizado e limpo. Paralelamente realizaremos um sonho há muito tempo aguardado por eles – o de ter um local permanente com condições mínimas de higiene e trabalho. Uma área para ser freqüentada pela população de forma tranqüila e ordenada. Uma iniciativa que todos ganham”, afirma Toninho Lins.
Veículos
Durante a solenidade a prefeitura realizou a doação de dois veículos zero KM. Um deles foi entregue ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) responsável pela fiscalização da compra, transporte, distribuição e qualidade da merenda escolar oferecida no município. “Em dezembro de 2010 estivemos com o prefeito e apresentamos nossa dificuldade de trabalho em decorrência da falta de um veículo. Em menos de três meses nossa reivindicação foi atendida. Isto mostra a seriedade e o compromisso desta administração”, explica a presidente do CAE, Luciene Casado. O outro veículo foi disponibilizado para fiscalização de tributos. A solenidade contou com a presença dos mais de 300 feirantes, vereadores e secretários municipais e da população.