O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) aprovou nesta segunda-feira (21) a licença prévia para a instalação do Aeroporto Regional da Costa Dourada, localizado em Maragogi, litoral Norte do Estado. A reunião foi presidida pelo vice-governador, José Thomaz Nonô, que reiterou a importância da construção do empreendimento no momento em que o País se prepara para receber as Olimpíadas, em 2016.

“Não podemos deixar passar esta oportunidade de incrementar o nosso turismo, o desenvolvimento do nosso Estado e, principalmente, de pensar em um futuro melhor para os nossos filhos”, lembrou o vice-governador. Além da questão do incremento turístico, também existem projetos para levar para aquele aeroporto voos regionais, incrementando ainda mais a economia do Estado.

Os conselheiros também concordaram que eventuais adequações serão executadas no projeto, à medida que ele for evoluindo.

Na reunião, que analisou uma pauta de quase 50 itens, a Casal, através da técnica Nélia Calado, fez uma explanação sobre o funcionamento do Emissário Submarino de Maceió e todas as providências adotadas pela empresa para se adequar aos padrões legais exigidos pelos órgãos ligados ao meio ambiente. Segundo Nélida Calado, o monitoramento da qualidade das águas é constante e realizado de modo a atender rigorosamente os indicadores do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Ela também informou que o chorume lançado em alto mar é o menos agressivo ao meio ambiente, sendo constatado que o emissário submarino se constitui na melhor alternativa de despejo dos dejetos para a cidade dde Maceió.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivã Vilela, destacou que o diferencial das comemorações alusivas ao Dia da Água [22 de março] deste ano está sendo a realização de eventos levados ao interior do Estado. “A Secretaria, o IMA, a Casal e a Secretaria da Saúde estão interiorizando as ações alusivas à data e, durante toda a semana, estamos promovendo debates e eventos isolados ou em conjunto com vários municípios do interior para explicar a importância da preservação da água”, informou.

A próxima reunião do Cepram ficou agendada para o dia 5 de abril.