O Observatório da Imprensa desta terça-feira (22), que vai ao ar às 22h, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), vai falar da questão da regulação da mídia, um dos assuntos mais acirrados dos últimos anos. A proposta inicial preparada pelo ex-ministro Franklin Martins está sendo concluída pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e em seguida será levada para consulta pública.

O Código Brasileiro de Telecomunicações, de 1962, está ultrapassado, e vários artigos da Constituição ainda não foram regulamentados nem implementados. As entidades que congregam as empresas de mídia preferem uma atualização de dispositivos específicos, contrariando a tendência contemporânea de regulação com respeito aos preceitos que garantem a liberdade de expressão.

O Observatório da Imprensa vem acompanhando a questão desde 1998, em 14 edições, e agora será o cenário para a primeira entrevista televisiva, ao vivo, do ministro Paulo Bernardo. Também darão opinião sobre o assunto os jornalistas Aluizio Maranhão, editor de Opinião do O Globo; Ricardo Gandour, diretor de Redação do Estadão, e Elvira Lobato, da Folha de São Paulo.