A disputa pelo controle do tráfico de drogas em Penedo causou pânico entre os frequentadores da Praça Cesário Procópio dos Martyres, situado no Conjunto José Moraes Lopes (Cohab), bairro situado na parte da cidade histórica. Por volta das 22 horas, Anderson da Silva Santos, 29 anos, foi alvejado por um por homem que empunhava uma espingarda calibre 12.

Ferido pelos disparos, a vítima mais conhecida pelo apelido de Galo Cego ou Dido ainda conseguiu correr do seu algoz que chegou na praça em um Celta de cor escura e placa não anotada. No carro havia mais três ocupantes, também apontados como autores de outros disparos, inclusive de pistola, conforme declarações de pessoas que se encontravam na praça na manhã desta sexta-feira, 18, para a reportagem do aquiacontece.com.br.

“Assim que ele (Anderson) desceu do táxi e foi sentar para lanchar, o pessoal chegou no Celta, pouco tempo depois mesmo, acho que estavam seguindo. Aí desceu um gordão com a 12 na mão, parou perto de um pessoal e perguntou pelo passageiro do táxi, indo até onde ele estava, aí começou a atirar”, declarou um morador que pediu para não ser identificado.

A ocorrência comunicada ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no momento do tiroteio desencadeou uma operação imediata. Na praça, o silêncio das testemunhas foi a resposta aos policiais que realizaram buscas e estiveram inclusive na Unidade de Emergência de Penedo à procura do ferido pelos disparos que não se encontrava no pronto-socorro.

Anderson Silva foi localizado por volta das 23 horas, em óbito, no imóvel situado à rua Florêncio Rosa, número 55, bairro Vila Matias, situada próxima à praça da Cohab.

De acordo com os informes policiais, apesar de ferida, a vítima ainda conseguiu pular o muro da casa e morreu no terraço da residência. Na praça, as marcas dos disparos estão nas paredes das lojas situadas no mercado, onde um projétil foi retirado da parede por um dos moradores. Ainda segundo os depoimentos passados ao aquiacontece.com.br, uma criança sofreu um ferimento de raspão e o táxi que trouxe a vítima também foi atingido durante o tiroteio.

Ainda segundo a investigação conjunta das Polícias Civil e Militar, o caso está relacionado à disputa pelo controle do tráfico de drogas em Penedo.