O juiz Ayrton de Luna Tenório, titular da 29ª Vara Cível da Comarca da Capital (Vara Agrária), foi designado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, para compor o Comitê de Conflitos Agrários do Estado de Alagoas.

A designação do magistrado, publicada na edição desta sexta-feira do Diário da Justiça Eletrônico (DJE), deu-se em consideração ao ofício encaminhado à Presidência da Corte de Justiça pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas, Álvaro Machado.

O Comitê de Conflitos Agrários do Estado de Alagoas foi criado por determinação do governador Teotonio Vilela Filho, em fevereiro deste ano, depois de reunião no Palácio República dos Palmares, em Maceió, com representantes dos movimentos sociais.

Na ocasião, a vice-presidente do TJ, desembargadora Nelma Padilha, representou o presidente Sebastião Costa Filho e ratificou a necessidade de diálogo permanente dos poderes constituídos para com as lideranças que lutam pela posse da terra em todo o Estado.

“Só conseguiremos solucionar os conflitos a partir do diálogo franco entre as partes envolvidas neste processo. O TJ quer solução e esta é a orientação do presidente Sebastião Costa Filho”, reafirmou a desembargadora, no encontro realizado dia 18 de fevereiro.

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo também participou da reunião com o Governo do Estado que resultou na criação do comitê de conflitos, que é composto ainda por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.