A inauguração do Centro da Moda Industrial José Carlos Lyra de Andrade na cidade de Murici (a 51 km de Maceió), na manhã da próxima sexta-feira (25), representa perspectivas de desenvolvimento e crescimento para a Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções do Estado de Alagoas.
“Estamos 30 anos atrasados em relação a Pernambuco. Agora, teremos condições de dar visibilidade à moda produzida em nosso Estado e evitar que as sacoleiras tenham que viajar a outros lugares para fazer compras”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest), Francisco Acioli.
Segundo ele, além de preços competitivos, o polo vai oferecer moda com design inspirados nas características locais. As pequenas indústrias de confecções de Murici produzirão uniformes, moda feminina, estamparia e lingerie. Em termos econômicos, as seis fábricas instaladas no local irão proporcionar a geração de 280 empregos e outros dois mil indiretos. O investimento foi de R$ 1 milhão.
Na formação de mão de obra, o Sindivest contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), que capacitou 350 profissionais para o Centro da Moda de Murici, que é a primeira iniciativa visando à profissionalização e crescimento da cadeia têxtil e de confecções alagoana. “O próximo centro da moda será inaugurado em Delmiro Gouveia e produzirá lençóis”, anuncia Acioli.
Homenagem
O nome do Centro da Moda localizado no Polo Industrial de Murici é uma homenagem ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade. “Ele [Lyra], juntamente com o senador Renan Calheiros, deu total apoio para viabilizar a nossa iniciativa, voltada para o desenvolvimento do setor”, afirma o presidente do Sindivest/AL.
O sindicato também contou com a parceria da Prefeitura de Murici, cujo projeto foi abraçado tanto pelo ex-prefeito Renan Filho quanto pelo prefeito atual Remi Calheiros; do secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes; e do diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcos Vieira.