O processo de fritura do secretário estadual de Educação, o arapiraquense Rogério Teófilo (PPS), está sendo aquecido a cada dia e existe grande possibilidade de que ele deixe a cobiçada pasta para assumir a nova Secretaria de Articulação Política, sem muita expressão no contexto do primeiro escalão do governo tucano de Teotonio Vilela Filho. A Educação é a menina dos olhos do senador Benedito de Lira (PP).
Teófilo foi assediado mais de uma vez pelo senador para trocar seu partido pelo PP, mas preferiu manter-se fiel ao PPS de Régis Cavalcanti, que deve também retornar à equipe do governo Teo. Desta vez na Secretaria de Pesca.
A negativa de Teófilo deixou o senador do PP chateado. A partir daí, começou a mexer os pauzinhos para tirá-lo da Educação. O pontapé inicial foi a saída de Goreti Pompe da assessoria de imprensa da secretaria. Outra jornalista indica por Lira assumiu a vaga. Logo depois o senador conseguiu nomear o ex-secretário municipal de Educação, Tadeu Lira, para uma importante diretoria na pasta.
Tadeu Lira, inclusive, é hoje o nome mais forte para substituir Teófilo, apesar de uma forte corrente do Palácio República dos Palmares ser contra sua ascensão na Educação Estadual porque ele saiu do município rompido com o prefeito Cícero Almeida e ainda por cima acusado de cometer maracutaia. Mas a tendência de Teotonio é atender ao pedido de Lira, surpreendendo a todos com a indicação de Tadeu.
Para não queimar de vez o cartucho de Teófilo, que pretende realizar o sonho de substituir o engenheiro Luciano Barbosa na Prefeitura de Arapiraca, nas próximas eleições municipais, o governador tucano deseja dar a ele musculatura na Articulação Política. Se Rogério foi mantido na Educação, o ouvidor geral Claudionor Araujo é o mais cotado para ir dirigir a nova secretaria. Ele também é presidente estadual do PSDB.