A Dow AgroSciences, uma unidade da Dow Chemical , lançará em 2012 uma semente de milho transgênico com cinco genes no Brasil, disse nesta quarta-feira o vice-presidente da unidade global de negócios de safras da companhia, Tim Hassinger. Em entrevista ao Reuters Global Food and Agriculture Summit, ele afirmou que o milho "Powercore" será o primeiro "stack" com cinco caraterísticas genéticas a ser lançado no Brasil, oferecendo resistência a insetos e tolerância a herbicidas.
"Estamos bem animados sobre isso, é um marco significativo para Dow AgroSciences", afirmou ele. Para Hassinger, o lançamento do produto no Brasil, uma potência agrícola em expansão, é importante para o plano de crescimento global da Dow. "O Brasil é um alvo onde queremos crescer", disse ele, referindo-se ao produto, parte de um acordo de licenciamento cruzado com a rival Monsanto.
Inicialmente, o produto será lançado no Brasil, de onde a empresa recebeu a aprovação dos órgãos reguladores recentemente, segundo o executivo. Mas ele tenta ainda o aval de governos como a Argentina, para expandir as vendas desse produto. "Os cinco genes darão aos produtores um controle de insetos que eles não tinham antes", destacou.
O Brasil tem elevado consideravelmente a sua produtividade, especialmente após o advento dos produtos transgênicos. O País é um dos maiores produtores de milho do mundo e tem figurado entre os três maiores exportadores, atrás de Estados Unidos e Argentina. A empresa aposta no "Powercore" para crescer ainda mais sua participação no mercado de milho no Brasil, que aumentou em 2010 para entre 13% e 15%, segundo o executivo.
A Dow já atua no mercado brasileiro com o milho Herculex, aprovado em 2008, uma parceria da DuPont e da Dow, tolerante a herbicidas e a insetos, mas com somente dois genes. Ele não soube estimar quando poderá crescer no País com o novo produto.