Confirmando a parceria existente entre a Associação dos Municípios Alagoanos e o Governo do Estado, o presidente da AMA, Abrahão Moura, esteve presente, nesta segunda-feira (14), no evento que oficializou as ordens de serviço referentes à restauração de um trecho da AL-430 e dois da AL-465, situados na região Norte do Estado.
Para Abrahão Moura a principal importância da obra é munir os municípios de infraestrutura para gerar qualidade de vida aos visitantes e moradores. “Estamos empenhados e de mãos dadas para ajudar nesse processo”, disse o presidente que parabenizou o empenho do Estado.
Rodeado de prefeitos da região, o governador Teotonio Vilela lembrou aos gestores municipais quanto a região estava esquecida. “Os prefeitos sabem o quanto essa região ficou abandonada e estamos mostrando nosso trabalho”, afirmou.
Os prefeitos das regiões beneficiadas pela assinatura das ordens de serviço, que estavam presentes eram: Marcos Madeira (Maragogi), Bruno Loureiro (Japaratinga), Carlos Eurico, o Kaika, (Porto Calvo), Silvania Cavalcante (Flexeiras), Vania Omena (Messias), e Adalberto Paiva Verçosa, o Draga, (São Miguel dos Milagres).
As obras de construção da Alça da Flamenguinha foram o pano de fundo para a assinatura das ordens de serviço. Naquela região, além dos 28 km da Alça da Flamenguinha, que vai ligar os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ao litoral Norte de Alagoas, a região vai ganhar a estrada litorânea, que liga Porto de Pedras a Japaratinga. “Está 80% concluída, e entregamos ainda neste semestre”, disse o governador.
Teotonio Vilela lembrou ainda a federalização da AL-101 Norte, que vai permitir a duplicação da estrada. O governador explicou que o projeto foi inserido nas obras de infraestrutura para a Copa de 2014, por facilitar o trânsito de turistas entre as capitais nordestinas que vão sediar jogos do Mundial.
“Com as obras concluídas, o turismo da região ganhará um impulso nunca visto na história alagoana”, comentou o governador, que lembrou de outras obras de rodovias em andamento, como a que dá acesso a Jundiá; a que liga Porto Calvo a Jacuípe; Porto Calvo a Japaratinga e São Luiz do Quitunde a Flexeiras.
O secretário de Estado da Infraestrutura em exercício, Fernando Nunes, ressaltou que a estrada de Flexeiras à São Luiz do Quitunde será 100% recuperada com a ajuda do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já a estrada de Jundiá está praticamente concluída, “pronta para ser inaugurada”. “A Alça da Flamenguinha, por exemplo, vai dinamizar como nunca o turismo do Norte do Estado. Os turistas vão levar entre 30 e 40 minutos para chegar às praias do litoral Norte”, enfatizou.