A fiscalização permanente da equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) flagrou, nas últimas 72 horas, várias situações de desrespeito ao Código de Limpeza Urbana. Os abusos de comerciantes e repartições estão em toda a parte, da orla às áreas periféricas.
Durante a "Operação Praia Limpa", que foi intensificada no último final de semana, do Posto 7 até a Praia de Cruz das Almas, os fiscais flagraram um carroceiro despejando lixo oriundo de um ponto comercial no contêiner destinado ao lixo dos ambulantes e banhistas. Sem o menor conhecimento da legislação, ele colocou grandes sacola de lixo, que teriam sido produzidos por um restaurante das imediações.
Assim que foi abordado, o carroceiro deixou o local sem revelar quem o havia contratado para se livrar dos resíduos. Ainda assim, o trabalho de investigação e levantamento de informações feito pelos fiscais apontou quem é o suspeito pelo descarte do material. Esta semana outra fiscalização, desta vez contra o gerador, deve ser realizada.
No bairro de Bebedouro, o levantamento da equipe de fiscalização descobriu que o entulho gerado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estava sendo depositado em via pública, às margens dos trilhos de trem que cortam o bairro. O flagrante aconteceu enquanto os fiscais estavam verificando uma denúncia de descarte de material orgânico. Nesse momento, um homem que prestava serviços à sede da empresa despejou o material.
Quanto à denúncia envolvendo a presença de restos de animais e ossos, a apuração apontou para um mercadinho existente na região. Nesta quarta-feira, baseado na informação fornecida por populares, os fiscais vão retornar ao local e notificar o responsável pelo estabelecimento.