Educando por uma cultura de paz. É com esse tema que as ONGs Maceió Voluntário e Movpaz vão realizar a 8ª Grande Caminhada Pela Paz na praia de Ponta Verde, no próximo domingo (20). A iniciativa é resultado da parceria entre as organizações não governamentais (ONGs) e o Governo de Alagoas, representado pela Secretaria Especial de Promoção da Paz (Sepaz).
Com previsão de levar 1.500 pessoas à principal avenida da orla de Maceió, a grande caminhada tem como objetivo incentivar a cultura da paz. Na ocasião, será comemorado o Dia Estadual da Paz, que foi aprovado em 2009, quando assinada a lei que criava o dia. Segundo a assessora especial de Mobilização e Articulação Educacional da Sepaz, Maristela Pozitano, a caminhada tem como essência a aproximação humana. “Esse é um momento de praticar a força da paz e não a paz pela força”, disse.
Para o vice-presidente da ONG Maceió Voluntário e coordenador da caminhada, André Carnaúba, a caminhada é o símbolo que representa o sonho de uma sociedade de paz.
A caminhada será conduzida por um Trio Elétrico durante o percurso de três quilômetros (da praça Vera Arruda ao antigo Alagoinhas). No comando está a Banda da Paz da Bahia, que será acompanhada pelos artistas voluntários Márcia Porto, Altemar Dutra Jr, Wilma Araújo, Marlon Rossy, Eliezer Setton, Geraldo Cardoso, Igbonan Rocha, Toinho Antunes e o ator Licurgo Spinola.
Cultura da Paz
A Grande Caminha Pela Paz não se trata de um acontecimento isolado, observando que o projeto Paz pela Paz e Não Violência visa a ações em favor da construção de uma cultura de paz na sociedade, através da educação e da cultura.
A Semana de Cultura de Paz nas Escolas é outra iniciativa do movimento. Durante o ato, serão ministradas palestras para professores e alunos, que serão motivados a comparecer à caminhada. Para Pozitano, a iniciativa nas escolas só se tornou possível devido à doação de kits pedagógicos por empresas da iniciativa privada e ao envolvimento do Governo do Estado.
O movimento vai contar também com a participação dos Agentes da Paz, capacitados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que vão reunir suas comunidades no dia da caminhada.
“Acreditamos que em Alagoas, a Caminhada Pela Paz é o evento de maior unanimidade popular pela paz, que reúne todos os diferentes grupos étnicos, religiosos, sociais e culturais e se torna cada vez mais um evento de luz”, declarou o coordenador da caminhada, André Carnaúba.