Um vazamento de gás de cozinha pode ter sido a principal causa da explosão que destruiu uma residência na noite deste sábado, 12, e deixou duas outras totalmente comprometidas na Rua Juca Calazans, Loteamento Canto da Saudade, na cidade de São Miguel dos Campos.
Segundo informações de vizinhos, as moradoras da casa de número 211 teriam chegado à residência onde, poucos minutos após entrarem ocorreu a explosão.
A proprietária da casa, identificada por Maria Dartiane dos Santos, 25 anos, contou, enquanto era socorrida, que a explosão aconteceu no momento em que ela acionou o interruptor de luz. Ainda segundo ela, a casa estava fechada havia dois dias.
Pessoas que residem a mais de 300 metros do local da tragédia contaram que suas casas foram abaladas no momento da explosão. “Senti as paredes da minha casa tremer, pensei que era um terremoto, só lembrei-me do que aconteceu no Japão”, contou um morador.
Além de Maria Dartiane que teve 76% do corpo queimado, outra jovem identificada por Patrícia Teles da Silva, 29, teve 36% do corpo atingido pelo fogo. Ambas foram socorridas por vizinhos e levadas à Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, de onde foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Segundo informações do setor de emergência da SC São Miguel, as vítimas, apesar da gravidade dos ferimentos, estão conscientes e não correm perigo de morte.
Focos de incêndio que se formaram logo após a explosão foram apagados por vizinhos, que acionaram o Corpo de Bombeiro, mas até a saída da reportagem do local não haviam chegado.
Uma unidade de combate a incêndio da Petrobras e um caminhão bombeiro da Usina Caeté esteve no local.
A Defesa Civil do município já foi acionada e deve, ainda esta noite, fazer um levantamento geral da situação das casas atingidas.