O empresário do ramo de alimentos Eugene Gordon, diretor da fábrica Uaipi Alimentos, localizada em Arapiraca e que utiliza como matéria-prima a macaxeira produzida pelos agricultores familiares da região, vai implantar uma nova fábrica do mesmo segmento no Agreste alagoano.

Ele esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (11), com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Agência de Fomento de Alagoas (Afal) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para anunciar o novo investimento e discutir o cenário atual da produção de macaxeira pela agricultura familiar em Alagoas.

Segundo Robinson Bublitz, gerente industrial da Uaipi Alimentos, o município para instalação da nova fábrica ainda não foi escolhido, mas já se sabe que a nova unidade terá uma capacidade de produção maior que a atual.

“O grupo decidiu pela instalação da nova fábrica porque nossa capacidade de produção já está chegando a um limite. Nossos produtos são muito bem aceitos em todo o Nordeste e já chegamos ao Estado do Rio de Janeiro”, adiantou.

Apoio aos agricultores – Na reunião, ocorrida na sede da Seagri, o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, disse que o Governo vai intensificar o apoio aos agricultores familiares, para que eles tenham uma produção de macaxeira constante, possam fornecer matéria-prima para essa nova fábrica e, ao mesmo tempo, aumentar sua renda.

“A macaxeira é um produto nosso que tem muito futuro, sempre foi valorizado na culinária nordestina e agora mais ainda, com esses novos produtos beneficiados pela indústria”, afirmou o secretário Jorge Dantas. Segundo ele, a Seagri vai oferecer mais assistência técnica e orientação aos produtores de macaxeira.

Também ficou decidido que a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) vai oferecer linhas de crédito aos produtores de macaxeira que quiserem financiar sua produção. “A participação de cada instituição, inclusive da prefeitura do município que for selecionado para instalação da fábrica, será definida por meio de um contrato de cooperação”, explicou Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal.

Outro item que ficou acertado na reunião é que a Embrapa vai oferecer aos agricultores familiares variedades de macaxeira pesquisadas e com melhor rendimento. “O material genético melhorado será multiplicado, para que depois façamos esse repasse”, citou o coordenador da Embrapa em Alagoas, Antônio Dias Santiago.

A reunião também foi acompanhada pelo secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho, a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagri, Rita de Cássia, e o gerente da Seagri na Região Agreste, Rui Palmeira.

O próximo encontro para tratar do tema será no dia 8 de abril, na Seagri, quando haverá a apresentação de um modelo de contrato de cooperação com as atribuições de cada entidade no apoio aos produtores familiares.