O município do Pilar realizou um dos mais tranquilos carnavais dos últimos dez anos, graças ao esquema de segurança montado numa parceria entre a prefeitura e os órgãos de segurança pública do estado. Nenhuma ocorrência policial foi registrada durante os quatro dias da festa de momo.
O carnaval começou oficialmente no Pilar no sábado à noite, quando o prefeito Oziel Barros entregou simbolicamente as chaves da cidade ao rei momo, que desfilou pelas principais ruas da cidade acompanhado da rainha do carnaval e de vários blocos de frevo. O quartel general da folia ficou localizado na orla lagunar, onde se apresentaram várias bandas durante todas as noites.
Os blocos de ruas fizeram a festa pelo dia desfilando pelas ruas da cidade e arrastando milhares de foliões. O destaque foi para o bloco fura couro, que na terça-feira arrastou cerca de cinco mil pessoas, no percurso entre a Chã do Pilar até a orla lagunar. Também houve o encontro dos tradicionais blocos de carnaval, o Leão de Aço e Os caçadores, que capricham nas fantasias e nos ornamentos.
A cidade também recebeu visitantes de vários municípios vizinhos. O transito na cidade foi organizado pelos policiais e servidores municipais que ajudaram na orientação dos turistas, que chegavam á cidade para aproveitar o carnaval do Pilar, considerado um dos mais tranqüilos de Alagoas.