Um fator preocupante que faz com que muitos penedenses deixem de ir a Neópolis-SE durante períodos de festa popular, como no Bom Jesus dos Navegantes e principalmente no carnaval, diz respeito à superlotação das lanchas que fazem a travessia do rio São Francisco. A agência da Capitania dos Portos em Penedo, órgão da Marinha, fiscaliza a saída das embarcações para Sergipe, mas não controla o retorno para Alagoas, segundo reclamação de vários foliões à redação do portal de notícias aquiacontece.com.br.

Em parte por conta da falta dessa fiscalização da volta dos foliões para Penedo, uma briga aconteceu dentro de uma lancha na madrugada deste domingo, 06. Ao lado de amigos e da esposa gestante, a fonte que pediu para ter a identidade preservada relatou o desespero vivido dentro da embarcação que estava superlotada.

“Quando entrei na lancha, percebi que não estava mais sendo feito aquele controle da saída de Penedo para Neópolis. Não vinha quase ninguém em pé, mas na volta, muitas pessoas não encontraram lugar pra sentar por que todos os espaços estavam ocupados”, conta o passageiro.

“De repente teve uma briga e com o peso excessivo dentro da lancha, ela pendeu para um lado, parecia que ia afundar. Foi horrível. O povo gritando, colocando os coletes, e minha mulher chorando, pensando em nossa filha. Espero que as autoridades tomem alguma atitude e façam na volta o que fazem na ida de Penedo para Neópolis”, desabafou o folião.