A França saudou neste domingo (6) a criação do Conselho Nacional líbio, instância dos rebeldes que lutam contra o regime de Muamar Gaddafi, e afirmou apoiar os princípios e as metas fixadas, anunciou o ministério francês das Relações Exteriores.
O porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero, elogia em um comunicado "a vontade de unidade que presidiu a instauração deste conselho e estimula os líderes e os movimentos que o compõem a prosseguir as ações com o mesmo espírito".
O Conselho Nacional líbio, criado pelos representantes da insurreição que luta desde 15 de fevereiro contra as tropas de Gaddafi, se reuniu neste sábado (5) e afirmou ser "o único representante da Líbia".
No Cairo, capital do Egito, o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, afirmou que a Europa e a França "não podem tolerar a loucura criminosa" do regime de Gaddafi.
Juppé, que fez a declaração em um encontro com a comunidade francesa no Egito, pretende abordar o assunto com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa.
O ministro francês afirmou que o Egito é chave para o futuro de todo o mundo árabe.
- O Egito dá o exemplo, sem ser exageradamente otimista, do que pode ser um processo de libertação controlado.
Juppé fez questão de afirmar, no entanto, que não é possível cantar vitória ainda.