O governo do Estado levou uma série de ações, nesta quinta-feira (3), para fortalecer a agricultura familiar no município de Pão de Açúcar, no Sertão, às margens do Rio São Francisco, que hoje completou 157 anos de emancipação política.
A principal delas foi a entrega de 350 ovelhas e 12 carneiros reprodutores para 50 criadores, em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), numa ação do Programa Alagoas Mais Ovinos.
De acordo com o governador Teotonio Vilela, os ovinos do Sertão alagoano têm uma genética que se deteriorou, o que impede que os animais atinjam o crescimento adequado no tempo certo. “Com esses novos animais, que estão vindo da Bahia, haverá um melhoramento genético. Esses animais são componentes de uma série de outras ações do Programa Alagoas Mais Ovinos”, disse o governador.
Um dos beneficiados com a entrega das ovelhas, que ocorreu por meio de um contrato de empréstimo, foi Erivaldo Menezes, do Assentamento Salgado. Ele contou que já criou ovinos e caprinos em sua propriedade de 45 tarefas e que atualmente cria apenas gado, inclusive uma vaca de leite. “O leite é só pra alimentar a família mesmo”, disse.
Outras ações – O governador Teotonio Vilela salientou ainda que mil agricultores de Pão de Açúcar estão incluídos no Garantia Safra, que é um seguro da plantação em caso de perdas por seca ou excesso de chuvas. “Com isso, são R$ 600 mil que estão sendo incluídos na economia do município, e diretamente na mão do agricultor”, frisou o governador.
“O desenvolvimento do Estado só se completa com a participação de vocês, agricultores”, afirmou. “O sertanejo vai se sentir amparado por políticas públicas”, continuou, anunciando também a restauração da pista de acesso a Pão de Açúcar, após o pedido feito pelo prefeito Jasson Gonçalves, e confirmando a construção de uma rodovia margeando o Rio São Francisco que vai ligar Penedo aos municípios do Sertão.
Ainda durante a solenidade de entrega dos ovinos, o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, ressaltou que Pão de Açúcar também está incluído no Programa Alagoas Mais Leite e, por conta disso, os agricultores vão receber máquinas forrageiras, tanque de resfriamento de leite, kit de inseminação artificial e kit de análise do leite. “Tudo isso está aliado à capacitação dos produtores e assistência técnica”, salientou.
Segundo o secretário Jorge Dantas, o município também vai receber unidades do Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e, como ocorre todos os anos, receberá sementes para garantir a safra dos pequenos agricultores.
O prefeito Jasson Gonçalves falou sobre outras ações do governo estadual que já foram implantadas no município, como um posto de identificação para emissão de documentos e uma unidade do Samu. “A entrega dessas ovelhas vai promover o aumento da renda de nossos agricultores”, reforçou.
Bancos comunitários – Outra ação do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), para o município de Pão de Açúcar foi a entrega, nesta quinta-feira (3), de máquinas para a formação dos bancos comunitários de ferramentas.
Foram entregues 600 plantadeiras manuais e 60 arados, que vão ser usados pelos agricultores familiares na época do plantio, reduzindo assim os custos de produção. Em seguida, serão entregues as batedeiras e peneiras vibratórias, que são usadas após a colheita para beneficiamento da produção. Ao todo, o município de Pão de Açúcar vai dispor de 15 bancos comunitários de ferramentas – 12 deles via Núcleo de Desenvolvimento Comunitário (Nudec).
O município já conta com cinco técnicos extensionistas da Seagri, sendo dois agrônomos, uma engenheira de pesca, uma assistente social e uma zootecnista e, em breve, também vai dispor de um galpão para realização de eventos agropecuários da agricultura familiar.