Funcionários da prefeitura de Viçosa, Zona da Mata de Alagoas, estão em greve desde última segunda-feira (28) e não tem uma previsão para o retorno das atividades no Programa de Saúde da Família. A categoria reivindica o repasse integral dos recursos do Ministério da Saúde que não está sendo pago.

O prefeito Flaubert Filho enfrenta pela primeira vez uma greve na história do município. Outra reivindicação dos agentes comunitários de saúde é que seja reajustado o salário que não acontece desde 2009.

Segundo o representante do Sindprev local, o pedido tem como base o reajuste estabelecido pela portaria federal de nº 3.178. Ainda, segundo o sindicato, o prefeito afirmou não saber do que se trata e se nega a conceder o benefício.

Desde o início da greve, a população de Viçosa está sem assistência do Programa Saúde da Família (PSF) e, em clima de revolução, outras categorias já pensam em aderir ao movimento.

Ao CadaMinuto, a secretária de Saúde do município, Sônia Moura disse que a greve acontece de forma irregular e frisou que a sociedade não pode ser penalizada com a paralisação. “Eles querem um aumento para R$ 714,00, e não temos como conceder este reajuste no momento. A greve é irregular”, falou.

Uma reunião está marcada para tarde de hoje.