O evento reuniu diversas autoridades do meio jurídico estadual; o Prefeito de União dos Palmares, Sr. Areski de Freitas; secretários municipais; o ex-governador Manoel Gomes de Barros; bem como todos os vereadores deste município, em especial o Presidente da Câmara, Bruno Praxedes, que se fez presente à mesa da solenidade.

A solenidade, presidida pelo Desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, Presidente do Tribunal Regional Federal da 5° Região, deu início às obras da construção do edifício-sede da Subseção Judiciária de União dos Palmares, 7ª Vara da Justiça Federal de Alagoas.

Em pouco menos de 30 minutos de solenidade, o prefeito Areski de Freitas destacou a importância desta obra grandiosa e o Juiz Federal Paulo Machado Cordeiro ressaltou que até o final deste ano pretende inaugurar a obra que será um centro de prestação de serviço jurídico para União dos Palmares e mais dez municípios que integram a Zona da Mata alagoana.

Segundo Paulo Machado Cordeiro, os custos da obra, que está sendo realizada pela Construtora Sampaio, estão avaliados em mais de um milhão de reais. Os trabalhos no terreno, doado pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, estão em fase inicial, com detonação e retirada de pedras, e fundação com escavação de pilares.

O encerramento do cerimonial se fez com o lançamento da pedra fundamental da construção pelas autoridades presentes ao som do hino de União dos Palmares orquestrado pela Banda Marcial da Escola de Ensino Fundamental Dr. Mário Gomes de Barros.

O prédio da Subseção Judiciária de União dos Palmares terá 1.687 m² de área construída, constituída de pavimento térreo e pavimento superior. O prazo de é de 240 dias para conclusão dessa primeira etapa, mas a administração da JFAL vai trabalhar para que essa fase da obra seja concluída em seis meses. O custo é de R$ 1.489.488,79.