Cerca de 80 quilos de peixe da espécie tilápia, oriundos do Núcleo de Produção de Alevinos, foram repassados a famílias carentes do município de Rio Largo, nesta quarta-feira (23), numa ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Prefeitura de Rio Largo e Centro de Ciências Agrárias (Ceca/Ufal).
Os peixes foram substituídos por novos reprodutores adquiridos pelo Núcleo, numa parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/AL), através do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua).
Segundo o técnico da Seagri, Dennis Calheiros, que acompanha as atividades do Núcleo, os peixes repassados às famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social têm cerca de 700 gramas e estão no tamanho ideal para consumo.
O repasse dos peixes às famílias foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Largo, John William Buyers Júnior, e também pelos universitários da Ufal que fazem estágio no Núcleo - Tiago Antônio, Otávio Leandro, Everson David e Ícaro Victor.
O Núcleo de Produção de Alevinos fica no município de Rio Largo e suas ações fazem parte de um convênio entre a Seagri, a prefeitura e o Ceca/Ufal. Periodicamente, os alevinos produzidos são levados para barragens e açudes comunitários em comunidades rurais de vários municípios.
“Quando atingem o tamanho adequado, eles servem tanto para consumo das famílias quanto para comercialização. Comunidades de agricultores familiares, assentados e quilombolas são os principais locais onde fazemos a entrega dos alevinos”, ressaltou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.