A explosão de uma bomba caseira no banheiro masculino do andar térreo da Câmara Municipal de Arapiraca provocou na noite desta quarta-feira, 16, um grande susto nos funcionários da Casa de convidados. A pericia foi acionada o local foi isolado a bacia do vaso sanitário ficou destruída inclusive a porta e as vidraças.

No momento, estava sendo realizada uma sessão solene para a entrega da Comenda Manoel André a mais importante do município, ao ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Paulo Sérgio Barbosa.Paulo Sérgio é funcionário da Caixa Econômica Federal há 29 anos e atuou como gerente-geral das agências de Arapiraca, Pilar, Jatiúca e Iguatemi.

O nome de Paulo Sérgio que é sobrinho do ex-prefeito Severino Leão e aliado do senador Renan Calheiros (PMDB) vem sendo especulado como virtual candidato a sucessão do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) em 2012.

Clima tenso

A Câmara Municipal de Arapiraca está vivenciando um clima de muita tensão com a transição da Mesa Diretora que tem como presidente o vereador Adalberto Saturnino (PMDB e vice Presidente o vereador Daniel Rocha (PTB) filho da deputada federal Célia Rocha.

Recentemente foi realizada uma auditória na folha de pagamento dos servidores da Casa pelo Ministério Público, várias medidas foram tomadas inclusive com demissões de servidores contratados e corte de gratificações.

Outro episódio negativo que colocou o Legislativo Arapiraquense no noticiário recente foi a agressão sofrida pelo vereador Clarindo Lopes (PTdoB) atual segundo secretário da Mesa Diretora que teria levado um murro do vereador Tarcizo Freire (PMDB).

A discussão e agressão ocorrida no gabinete do presidente da Casa Adalberto Saturnino, segundo foi noticiado, teria como conseqüência a disputada pela presidência das comissões da Casa. O vereador Tarcizo Freire teria sido colocado fora do “esquema” fato que provocou sua reação.

O clima entre os 13 vereadores não é nada salutar no Legislativo arapiraquense e o fato inusitado é que 11 dos 13 fazem parte do bloco de sustentação política do prefeito Luciano Barbosa. Apenas os vereadores Moisés Machado e Josias Albuquerque ambos do PMDB e ex-presidentes da Mesa Diretora fazem oposição ao prefeito Luciano Barbosa.

Antes de assumir o comando da Mesa Diretora numa imposição do prefeito Luciano Barbosa, o atual presidente Adalberto Saturnino afirmou em entrevista a imprensa local que a Câmara Municipal “era uma Casa de Mãe Joana”.

A reação de Saturnino foi a razão dos vereadores não oferecerem quorum para a realizações das sessões ordinárias apenas uma vez por semana no horário noturno. O fato ocorreu no final do ano passado e os vereadores estavam envolvidos na campanha política de 2010.

A assessoria de imprensa da Casa divulgou na manhã desta quinta-feira, 17, que o episodio está sendo investigado e que o expediente no Legislativo segue normal nesta quinta-feira, 17.