Na manhã desta quarta-feira (16), o Papa Bento XVI, em Roma, no Vaticano nomeou o padre de Palmeira dos Índios, Francisco Falcão de Barros, como bispo auxiliar das Forças Armadas do Brasil, em Brasília. Padre Francisco será consagrado bispo, nos próximos dias.
Dom Dulcênio Fontes Matos, em entrevista ao programa Farol News, comandado por Marcelo Lima, falou da emoção e felicidade em ver um padre da diocese se ordenado a bispo. “Ser bispo é ter um compromisso de servir a Deus e a sociedade, não é um status”, falou.
O padre Francisco Falcão atuava na paróquia São Vicente e era o responsável pelo cenáculo que organizava todos os anos, na cidade. Dom Ducênio ainda não sabe qual sacerdote assumirá os trabalhos na paróquia. Amanhã, Francisco Falcão oficializa sua saída como Capelão da Polícia Militar de Alagoas, ao governador Teotônio Vilela.
“Estou muito feliz com essa informação vinda do Vaticano. Agradeço a todos e sempre me lembrarei do meu bispo e da minha querida Palmeira dos Índios onde tudo começou. Agradeço a Deus por essa nova missão como bispo”, falou padre Francisco Falcão, nomeado nos próximos dias como bispo de Brasília.
Monsenhor José Francisco Falcão
Paróco da paróquia de São Vicente de Paulo (AL) desde 1993, monsenhor José Francisco Falcão de Barros nasceu em 24 de março de 1965 em Paulo Jacinto (AL) e se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). Tem Mestrado e Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália. É membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos consultores e Capelão da Polícia Militar do estado de Alagoas.