Agricultores e autoridades de Palmeira dos Índios, da área agrícola com o apoio prefeito James Ribeiro (PSDB) e de mais 22 municípios alagoanos conheceram, novas tecnologias aplicadas em propriedades familiares do Distrito Federal e que podem ser adaptadas para a região onde vivem. O grupo foi recepcionado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), no núcleo rural Capão Seco, localizado na região do PAD-DF.
A caravana, esteve no Paraná, em uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária da Região de Palmeira dos Índios (Carpil) com o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios em parceria com o SEBRAE-AL, Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil, Ministério da Integração Nacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visa a busca de conhecimentos e experiências bem sucedidas no País.
Trabalho reconhecido de Luciano Monteiro
Na capital federal, os participantes puderam conferir tecnologias práticas, viáveis e sustentáveis que podem ser implantadas nas propriedades rurais. Na abertura do evento, o presidente da Emater-DF, Reinaldo Pena Lopes, enfatizou a importância de compartilhar o conhecimento e de firmar parcerias para o desenvolvimento em outros estados.
Em Palmeira dos Índios – Al, conhecemos o trabalho de Luciano Monteiro, Secretario de Agricultura do município, nosso parceiro quando estávamos no Ministério do Desenvolvimento Econômico - MDA, Enfatizou Pena Lopes Para Reinaldo, “não adianta uma região do País estar bem desenvolvida se o restante não está. É a sociedade que nos paga e é nosso dever repassar o conhecimento”, completou.
Foram apresentadas técnicas nas áreas de irrigação e manejo de pastagem e feita visita à fazenda Malunga, onde puderam conferir a produção orgânica de hortaliças e de leite. No período da tarde, o grupo foi encaminhado ao parque de exposições da Agro Brasília. Em três estações, foram apresentadas a agro floresta, o sistema de Produção Agro ecológica Integrada Sustentável, a fruticultura consorciada, bem como alternativas de complementação da renda familiar com o artesanato em palha de bananeira, a fabricação de papel artesanal e "banana chips".
Para o produtor e criador Alcides Fernandes, a visita apresentou técnicas que serão viáveis para nosso município e região. “Posso por em pratica muitas coisas que vi na visita, como a irrigação em malha para a pastagem, que é mais econômica. Com certeza vou repassar o que aprendi para aqueles que não puderam vir”, explicou Alcides Fernandes.
“A busca por conhecimentos em outros estados se dá pela falta de uma instituição pública especifica para assistência técnica em Alagoas, que foi extinta há 20 anos, há quatro anos o governador Teotonio Vilela vem buscando o modelo ideal via a Secretaria Estadual de Agricultura. A Emater - Paraná e a Emater-DF nos apresentaram um modelo de assistência técnica e extensão rural, de produção, e de gestão das propriedades que podemos copiar não temos tempo de criarmos”, assegurou o presidente da Carpil, Luciano Monteiro.

Roberto Gonçalves