Com o aumento escancaradamente notável no índice de violência em Palmeira dos Índios um cuidado a mais surgiu: o uso de capacetes no município. Usando como exemplo o assassinato do empresário Grilo e do ex-vereador Manoel Marques, onde ambos foram executados por indivíduos em motocicletas, a utilização do capacete deve ser discutida pela população.

O jovem parlamentar por Palmeira dos Índios, França Júnior, abriu o leque de discussões numa sessão da câmara municipal. A idéia é criar um Projeto de Lei, que segundo analistas jurídicos é viável por conta das leis de trânsito, através de um acordo entre a sociedade para que a medida seja adotada e a população esteja menos vulnerável a atos de violência, já que na maioria dos casos de execução é o carona da moto quem efetua os disparos.

Outro fator que foi destacado por França Júnior foi a higiene pessoal. Certamente você deve estar se perguntando: o que tem haver o uso de capacetes com a higiene pessoal? A verdade é que as pessoas que utilizam os serviços de mototaxistas estão vulneráveis a contrair uma série de vírus que podem por em risco a vida do passageiro, já que o capacete é usado diariamente por diversas pessoas (inclusive portadoras de doenças) sem nenhum cuidado higiênico.

Quando questionado sobre a constitucionalidade do PL, França Júnior explicou que “o município tem competência para tratar de assuntos de interesse local ligados ao trânsito”, esclarece o vereador que também é advogado.

Embora este dois itens, segurança e higiene, sejam de fundamental importância para o bem estar da sociedade, França Júnior disse que somente o condutor deve fazer o uso do capacete onde deve existir mais cuidado e atenção por sua parte.

França Júnior esclarece que ainda não apresentou o PL por que quer saber o que a população acha dessa idéia e discutir com seus pares antes de lançá-la ao plenário da câmara. E você, é a favor ou contra essa ideia?

blogdoberg@gmail.com
twitter: @bergmorais