Um grande mutirão contra a dengue foi realizado, nesta terça-feira (18), na cidade de Palmeira dos Índios. Agentes municipais de saúde, endemias e diversas autoridades marcaram presença no mutirão, que teve como palco o bairro Palmeira de Fora, uma das localidades onde foi registrado o maior número de focos da doença no ano passado.
Palmeira dos Índios é um dos municípios estratégicos no Plano de Combate à dengue em Alagoas realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com farto material educativo, munidos de carros fumacê e caminhões para o recolhimento de entulhos, a comitiva saiu da Praça Pedro Suruagy e percorreu todas as residências da comunidade. O trabalho foi centrado no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti e também na orientação da população sobre as medidas que devem ser adotadas para prevenir à dengue.
Durante a ação, foi entregue material educativo e aplicado o inseticida nas caixas de água, nas plantas aquáticas e pneus, garrafas e vasilhames de plástico e alumínio que foram encontrados nas residências e nos logradouros públicos. Os trabalhos contaram também com o apoio das instituições integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue, formado pela Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), igrejas evangélicas e católica, além das escolas públicas e privadas.
“Apesar do surto de dengue registrado ano passado em Palmeira dos Índios, felizmente não tivemos nenhum óbito. Na época, nosso trabalho de combate à dengue obteve reconhecimento, inclusive, do Ministério da Saúde. Este ano não será diferente. Vamos evitar que a doença faça novas vítimas em Palmeira”, frisou o prefeito James Ribeiro.
Já a secretária municipal de saúde, Alexandra Ludugero, agradeceu a população pela receptividade das ações promovidas pela SMS e a Sesau, evidenciando que o apoio e o engajamento da sociedade civil organizada são importantes para evitar a proliferação do Aedes Aegypti em Palmeira. “Esse momento é importante, pois vivenciamos uma epidemia no ano passado e não queremos registrar um número recorde de casos em 2011, nem a ocorrência de óbitos decorrentes da dengue”, comentou.
A superintende estadual de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, destacou que Palmeira dos Índios tem sido um exemplo a ser seguido pelos demais municípios quando o assunto é combate à dengue. “Tanto que o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, irá levar as ações palmeirenses para serem apresentadas em Brasília nesta quarta-feira, quando o titular da pasta entregará ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, o Plano de Combate à Dengue em Alagoas”, revelou.
Estiveram presentes no mutirão o prefeito James Ribeiro, a vice Verônica Medeiros, a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, o promotor de Justiça Rogério Paranhos, os vereadores Geraldo Alencar, Jaime Farias e França Júnior, além de vários secretários municipais, representados pela secretária de Saúde, Alexandra Ludugero.














