O Campus III da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, em Palmeira dos Índios, iniciou um projeto de migração para software livre em seu ambiente administrativo em 2010. A ideia é analisar o cenário das ferramentas de software utilizadas durante o desenvolvimento das atividades administrativas na Universidade e promover a substituição ou implantação de plataformas livres no Campus.

O projeto Universidade Livre foi idealizado pelo estudante de Ciência da Computação e também servidor técnico-administrativo da UNEAL, Alezy Oliveira, orientado pelo professor Alexandre Barbosa, ambos do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, UFAL. O projeto foi proposto à direção do Campus da UNEAL, que aceitou o desafio de migrar as ferramentas de software convencionais para software livre.

O projeto também foi influenciado por vários outros projetos de migração realizados por instituições públicas no Brasil, como as migrações no Banco do Brasil, Ministério da Defesa (através do Guia Livre) e pela Prefeitura Municipal de Arapiraca-AL. Atualmente, fazem parte do projeto o professor Alexandre Barbosa, os estudantes Alezy Oliveira, Ana Marta, Dyego Ítallo (UFAL) e o técnico em informática Ivan Oliveira (UNEAL). Cursos de software livre foram oferecidos no ambiente acadêmico e atualmente a migração segue sendo acompanhada pela sociedade com grande entusiasmo.