Alunos do mestrado internacional Master Ecopolis iniciaram nesta quinta-feira (13) visitas técnicas à Costa dos Corais, no litoral Norte de Alagoas. A equipe, formada por oito estudantes, ficará na região até a próxima terça (18) para coletar informações que vão subsidiar a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado do local.

Durante esse período, o grupo vai entrevistar diversos atores locais, como prefeitos, secretários, comerciantes, empresários, turistas e associações, além de visitar as ONGs das cidades de Maragogi, Porto Calvo, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Japaratinga.

O Plano Estratégico funcionará como guia para uma melhor gestão da área costeira e proporcionará uma mudança cultural voltada para a preservação dos recursos marinhos e costeiros.

O mestrado internacional Master Ecopolis, promovido pela Universidade de Ferrara, na Itália, é voltado à gestão integrada dessas áreas e teve seu último módulo desenvolvido em Alagoas, resultado de um convênio entre a universidade e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan).

Para a elaboração do Plano, os trabalhos foram divididos em três fases. Na primeira, a equipe do Master realiza uma análise técnica – qualitativa e quantitativa – das condições ambientais e sociais de cada localidade, a fim de constatar o funcionamento das comunidades que compõem a área de atuação do Plano.

Já na segunda etapa, é feita uma análise crítica que sintetiza as observações feitas pela equipe, servindo de ponte entre a análise inicial e as propostas finais. Finalmente, a terceira fase consiste na elaboração de propostas e de uma visão estratégica para definir de que maneira os projetos serão direcionados para os territórios.

Segundo o coordenador de projetos do Master Ecopolis em Alagoas e professor do curso, Gregory Delaune, “as atividades que vêm sendo realizadas estão mostrando resultados concretos. Nossa responsabilidade em responder aos questionamentos que recebemos dos atores locais é tão importante quanto a colaboração que pedimos a eles, que nos subsidiam com informações para a elaboração do plano”.

Ainda de acordo com Delaune, a fase de análise, que é formada pela primeira e segunda etapas, está prevista para ser concluída em fevereiro e o produto final do Plano Estratégico deve ser apresentado em julho de 2011.

Master Ecopolis

Cerca de 20 alunos, entre eles nove alagoanos, fazem parte do mestrado internacional e estão desde setembro do ano passado estudando e levantando dados sobre a Costa dos Corais alagoana. O principal objetivo do programa é transformar o conhecimento técnico-científico adquirido no curso em ações eficazes para a região analisada.

A turma já desenvolveu uma agenda estratégica composta por propostas, fraquezas e oportunidades para a região, resultando em nove idéias de projetos que podem contribuir com o planejamento do Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais para 2011. Essas propostas de projetos também vão fazer parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado.