De olho no estoque, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue na Secretaria de Saúde de Paripueira, situada no Centro. A ação acontece nesta terça-feira (11), das 8h às 16h, e irá contar com uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e pessoal de apoio.
A expectativa é formar um estoque estratégico de sangue para atender a demanda transfusional dos hospitais, maternidades e ambulatórios 24 horas do Estado. Isso porque, somente para o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hemoal envia cerca de 80% do sangue coletado.
Para se candidatar à doação de sangue, é necessário estar em perfeito estado de saúde, ter no mínimo 18 anos de idade, pelo menos 50 kg e portar um documento de identificação com foto. O candidato também não pode ter contraído hepatite após os 10 anos; sífilis, Aids e doença de Chagas.
No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Ainda segundo o Ministério da Saúde (MS), as mulheres são impedidas de se candidatar à doação quando estiveram gestantes ou amamentando.
Coletas internas – Mas de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 18h, também é possível doar sangue no Hemoal, situada na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Aos sábados o órgão funciona das 8h às 12h.
Já para àqueles que residem em Arapiraca ou em cidades do Agreste e Sertão, as doações devem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

Interior