Cento e cinquenta policiais militares nas ruas de Penedo a partir da próxima sexta-feira, 07. O número foi divulgado pelo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major José Batista de Oliveira, nesta quarta, 05. O efetivo cuidará da segurança ostensiva nas ruas da cidade durante os festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes, a maior celebração religiosa realizada na região do Baixo São Francisco.
O Major OIiveira informou que o efetivo do 11º BPM receberá apoio de praças e oficiais lotados em Maceió, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) para atuar no controle do trânsito, modificado em alguns pontos da cidade; do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que utilizará sua embarcação durante a procissão fluvial que acontece no próximo domingo, 09.
Além disso, policiais com motos (Rocans) serão deslocados de Arapiraca (3º BPM) para Penedo, assim como militares do batalhão de Palmeira dos Índios (10º BPM) e das companhias das cidades de Atalaia e de São Miguel dos Campos.
"As pessoas que vierem em paz, podem ter certeza que serão bem recebidas e se precisarem da polícia, estaremos à disposição para colaborar. Agora, quem vier com intuito de perturbar, a Polícia Militar está preparada para atuar com o rigor necessário, inclusive com apoio da Polícia Civil e da equipe do delegado Rubem Natário", declarou o Major Oliveira para a reportagem do portal de notícias aquiacontece.com.br.
Bombeiros e SAMU também serão reforçados
O 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), sediado em Penedo, terá a escala de serviço dobrada a partir da próxima sexta-feira, com dez homens atuando. Já no domingo, ponto alto da celebração, com a procissão seguindo em embarcações no rio São Francisco, o efetivo do 6º GBM será formado por 20 pessoas.
De acordo com o capitão Rondinelli Rodrigues de Barros, responsável pelo Serviço de Atividades Técnicas do 6º GBM, os militares da corporação irão realizar um trabalho informativo contra incêndios junto aos barraqueiros. "Na sexta e no sábado, nós vamos visitar esse pessoal que comercializa comidas na área da festa para orientar sobre como é possível controlar incêndios provocados por botijões de gás ou curto circuito na instalação elétrica, informando sobre o uso correto do extintor", disse o oficial.
No caso do pronto-socorro realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o trabalho será reforçado por mais uma equipe, sendo utilizadas duas viaturas - uma básica e uma avançada - durante o evento a partir da próxima sexta-feira. A Unidade de Emergência Antônio de Jesus, situada em Penedo, também terá equipe plantonista reforçada.