O município de Rio Largo ganhou nesta quinta-feira (23) um reforço no setor de segurança pública com a inauguração do 24º Distrito de Polícia, que atenderá toda a região do Brasil Novo, um complexo habitacional com população estimada em 13 mil habitantes. Esta é a segunda distrital da cidade e vai dividir os trabalhos com a delegacia já existente – o 22º DP.
A nova delegacia foi construída e equipada numa parceria entre o governo estadual, por meio da Polícia Civil de Alagoas, e a Prefeitura Municipal de Rio Largo, e dispõe de toda a estrutura necessária a oferecer atendimento ao público e condições dignas de trabalho aos policiais civis.
O secretário adjunto de Defesa Social, Washington Luiz, que representou o governador Teotonio Vilela Filho, disse que a parceria entre os órgãos de segurança e as prefeituras tem permitido a execução de melhorias nas unidades policiais do Estado. “Estamos disponibilizando toda a estrutura física e de pessoal, porém segurança deve ser responsabilidade de todos e, a partir de agora, será de fundamental importância a colaboração da população deste local – através do fornecimento de informações à polícia - para que os índices de violência sejam reduzidos”.
Durante a solenidade, a Câmara Municipal de Rio Largo concedeu Título de Cidadão ao delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco. O vereador Aurízio Experidião, autor do projeto de concessão do título, disse que Barenco teve papel destacado no combate à criminalidade quando foi delegado da cidade, no ano de 2006. “A sua independência na repressão ao crime muito tem contribuído para a segurança dos alagoanos”, salientou.
A advogada Arlete Madeiro elogiou a forma dura como o delegado Barenco tem combatido o crime no Estado, realçando, no entanto, a obediência à lei em todos os seus atos.
O delegado-geral agradeceu a homenagem, e disse que Rio Largo tinha um “ponto cego” em termos de atendimento policial ao cidadão. “Quando fui delegado da cidade, percebi que eram poucas as pessoas dessa região que se dirigiam à delegacia municipal para registrar ocorrências, devido à grande distância. Este problema, agora está resolvido com a entrega do 24º DP”. Ele anunciou também que a delegacia terá uma viatura exclusiva para atendimento à população.
O presidente da Câmara, vereador Lula Leão, ressaltou que a nova delegacia vai atender não apenas ao povo de Rio Largo, mas também de todo o Brasil Novo que abrange conjuntos habitacionais situados em território dos municípios de Maceió e Satuba.
O prefeito Toninho Lins também destacou a importância da nova unidade policial para a redução da criminalidade na região. “Gostaria de estar inaugurando uma escola para que não tivesse de inaugurar delegacia. Mas, neste momento, esta parceria foi importante para que possamos levar mais segurança aos riolarguenses”.
“Este era um anseio de todos nós que moramos no Brasil Novo. Espero que agora haja mais paz, por aqui”, disse Valdemir Raimundo dos Santos, que mora no local há 10 anos.
O delegado Nivaldo Aleixo é o titular do 24º Distrito Policial.
Os delegados Mário Jorge Marinho, Fabiana Leão e Simone Marques, diretores da Polícia Civil, estiveram presentes à solenidade, além de secretários municipais, vereadores e a população em geral.