Mais Samu para os alagoanos. O governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, e a prefeita Ciçou, da Barra de Santo Antônio, inauguram nesta quarta-feira (22), a partir das 9h, a 26ª Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Já na quinta-feira (23), pela manhã, será inaugurada a 27ª Base do Samu no município de Rio Largo.
“A primeira fase do projeto de descentralização das bases do Samu está sendo concluída graças ao empenho do governador e de todos os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, que estiveram envolvidos direta ou indiretamente para que isso ocorra”, destacou satisfeito o secretário Herbert Motta.
Para ele, o modelo adotado pelo Estado, que conta com a parceria dos municípios para que a base do Samu seja concretizada, já é considerado um exemplo a ser seguido. “Temos certeza de que somente com o envolvimento das três esferas, federal, estadual e municipal, foi possível avançar cada vez mais na saúde”, comentou.
A Base Descentralizada do Samu de Barra de Santo Antônio irá beneficiar uma população de 14.228 habitantes e outras 68.512 pessoas serão beneficiadas com a Base de Rio Largo, de acordo com o levantamento do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As bases serão reguladas pelos profissionais da Central do Samu de Maceió.
Inicialmente, as Técnicas Auxiliares de Regulação Médica (Tarms) recebem as ligações, fazem um cadastro e encaminham a ligação para os médicos de plantão para que seja feito o atendimento por telefone, se for o caso de orientação, ou o encaminhamento de uma ambulância, dependendo da situação de gravidade do(s) paciente(s).
Além de uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), as duas bases – Barra de Santo Antonio e Rio Largo - terão também o apoio da Ambulância do Serviço Neonatal, que é uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) exclusiva para o transporte de bebês e gestantes com risco de morte; terão também à disposição o Serviço Aeromédico (UTI Aérea), que cobre todo o Estado de Alagoas, oferecendo suporte quando ocorrer acidentes mais graves que necessitem de atendimentos mais rápidos.