Cerca de quarenta piscicultores familiares do município de Igreja Nova no Baixo São Francisco alagoano receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na última sexta-feira, 17 de dezembro, a doação de 22 mil alevinos das espécies Tambaqui e Curimatã Pacu, mais conhecida como Xira. As doações pretendem dinamizar a economia da região com o incentivo à piscicultura como complemento às atividades agropecuárias tradicionais como a criação de gado leiteiro, o arroz e a cana de açúcar.
Foram beneficiados piscicultores familiares de duas associações: a Associação de Produtores Rurais do Povoado Alecrim e a Associação dos Produtores Rurais do Povoado Jenipapo. “O trabalho da Codevasf em apoiar os pequenos produtores é reconhecido por todos aqui. Daí solicitamos à companhia a doação dos alevinos para que pudéssemos completar a renda dos agricultores. Também estamos mirando no peixe da semana santa. Até lá, vamos fazer nosso trabalho”, comemorou Leandro Batista, uma das lideranças dos pequenos produtores rurais de Igreja Nova.
A piscicultura já é desenvolvida na região com apoio da Codevasf e muitos piscicultores familiares começam a colher bons peixes. “Eu já tive muitos resultados. Hoje tenho um dinheiro maior com os peixes e complemento com outras culturas. Planto cana, crio galinhA e vaca, mas o peixe está se tornando melhor de trabalhar”, declarou entusiasmadamente o produtor rural Luiz Gonzaga Brasil, no momento em que o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, orientava os piscicultores sobre como melhorar os resultados do cultivo de peixes.
O superintendente da Codevasf ressaltou junto aos produtores a necessidade de manter a companhia informada sobre o desenvolvimento dos cultivos de peixes. “Precisamos acompanhar esses cultivos para garantir maior sucesso. O que estamos investindo aqui certamente irá proporcionar resultados, que fortalecerão o desenvolvimento do homem no campo e promoverão a segurança alimentar de suas famílias”, defendeu Antônio Nélson de Azevedo.
Os alevinos distribuídos em Igreja Nova foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Codevasf situado no município alagoano de Porto Real do Colégio. Antes da entrega das bolsas contendo os alevinos, o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, chefe do Ceraqua São Francisco, repassou algumas orientações técnicas sobre a criação de curimatãs pacu e tambaquis em açudes.