O ministro da justiça, Luiz Paulo Barreto, expediu uma portaria no último dia 14, autorizando a Fundação Nacional do Índio (Funai) promover a demarcação das terras indígenas do município de Palmeira dos Índios. Agora falta apenas a homologação por parte da Presidência da República. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União – DOU, da última quinta-feira, 15. A portaria é a 403 de 14 de dezembro de 2010.
Graves denúncias sobre ameaças feitas por parte dos fazendeiros aconteceram em um passado não muito distante. As comunidades indígenas da região enfrentaram um clima muito hostil com relação a essas ameaças.
A serra do Goiti, que possui uma estátua do Cristo Redentor, está inclusa no processo de demarcação. O Cristo do Goiti é um dos maiores pontos turísticos do município. Na semana santa, muitos cristãos sobem a serra até o Cristo do Goiti como forma de penitência. Lá, no alto da serra, é onde acontece a encenação da Paixão de Cristo.
Um fator muito preocupante para os fazendeiros que terão as terras demarcadas é o valor da indenização das terras. A indenização é calculada no valor declarado no Imposto de Renda, como muitas pessoas declaram valores menores do que os exatos receberão, conseqüentemente, um valor menor como indenização.
blogdoberg@gmail.com