A prefeitura de Porto Calvo abandonou os moradores do bairro de Manganzala, que estão sem água há mais de cinco dias. Segundo Clovis Siqueira, dono de um bar no bairro, o descaso com a população já dura dois anos, já que a falta de água é uma constante naquela localidade.

Em compensação, segundo o comerciante, não tem faltado água na mansão do prefeito Carlos Eurico Leão, vulgo Kaika, que comprou uma quadra inteira no bairro e ergueu uma casa enorme.

O sistema de abastecimento de água em Porto Calvo é administrado pelo município, que não tem tido condições de continuar a frente do serviço, já que não investe na melhoria do fornecimento. Os moradores têm reclamado também da pouca qualidade de água, quando chega às torneiras.

Além disso, eles denunciam que os problemas de micose, principalmente nas crianças, que tem aumentado neste verão, devido à péssima qualidade da água fornecida pelo município.

Os agentes de saúde na família também informaram que os casos de diarréia estão aumentando, em conseqüência do consumo de água infectada. O problema é causado devido à falta de água tratada nas torneiras, fato que tem levado a comunidade a utilizar cacimbas que estão poluídas com coliformes fecais.

Os moradores do bairro da Mangazala, onde o prefeito mora em sua mansão, vão procurar o Ministério Público para denunciar o descaso com o fornecimento de água e pedir providências.