Foi um dia fora do normal. Nesta quarta-feira, 15, aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), o IV Primaverão, um encontro entre 60 pacientes de hospitais psiquiátricos de Maceió. O evento mobilizou cerca de 30 profissionais de saúde num dia repleto de alegria com jogos, brincadeiras e muita banho de mar.

Do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJ) –, 23 pacientes participaram do passeio com internos dos hospitais Miguel Couto, José Lopes e Ulisses Pernambucano. Todos participaram de várias modalidades esportivas como futebol de campo, e corrida da colher. Mas parece que o pessoal do CPJ não estava muito “interessado“ em entender as regras dos jogos e o Centro só foi campeão no queimado e na corrida de saco.

Ainda assim, eles não perderam a chance de entrar na brincadeira e no final foram mergulhar na “Prainha”. Sempre com o olhar atento da equipe do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou dois veículos de resgate para garantir a segurança dos pacientes. Segundo a gerente do CPJ, Daniela Oliveira, toda uma estrutura foi preparada para esse passeio. “Dois enfermeiros, sete agentes penitenciários e duas assistentes sociais, todos engajados para dar a essas pessoas um dia inesquecível”, destacou.

Os agentes penitenciários que trabalharam durante o passeio estavam no seu dia de folga. Eles fizeram questão de participar das atividades, carregando caixas com frutas, sanduíches, doces e muita água para enfrentar o calor.
O evento terminou com o desfile da “Garota Primavera”. As pacientes capricharam no visual, com figurinos preparados para ocasião. Para Érica Santos, terapeuta ocupacional do Hospital Miguel Couto, o Primaverão é mais do que uma oportunidade de diversão entre os pacientes. “Aqui eles encontram pessoas como eles, que podem vê-los sem pré-julgamentos. Uma única família. Alguns dos que cumpriram pena no CPJ, por exemplo, hoje estão em outros hospitais, também é uma oportunidade de rever os amigos“, ressaltou.
O CPJ é uma instituição ligada a Intencência Geral do Sistema Penitenciário.