A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou, ontem (15), a 30º reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Alagoas (CERH/AL). O evento foi realizado no salão de Despacho do Palácio República dos Palmares, Centro.
Essa foi a última reunião do Conselho de 2010, que comemorou dez anos da 1ª reunião ordinária, e aprovou o primeiro Plano Estadual de Recursos Hídricos que o governo de Alagoas apresentou à sociedade.
Segundo o secretário de Estado da Semarh, Alex Gama, a aprovação do Conselho do Plano de aplicações estadual de Recursos Hídricos para o ano de 2011 é uma peça importante para executar a política natural.
“Este é o primeiro plano que Alagoas tem para o desenvolvimento na área de recursos hídricos e é fundamental como um balizador das ações futuras do governo do Estado, com o conhecimento de toda a sociedade”, afirmou Alex Gama, ao presidir a reunião do Conselho.
Sobre o plano – O Plano, desenvolvido para todo o estado através de várias audiências públicas, é composto com uma base de informações e diagnósticos de demandas e disponibilidades hídricas e obras estruturantes para o desenvolvimento do Estado na área de Recursos Hídricos.
Além disso, conta com os projetos de melhoria da qualidade de água das barragens e a recuperação e renovação de águas salinizadas.
Na reunião também foi apresentado a conclusão do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) das bacias do Litoral Norte, Camaragibe e os trabalhos do Hidroremac que, financiado pela Agência Nacional de Águas (ANA) estuda as águas subterrâneas de Maceió e da Região Metropolitana, com o objetivo de desenvolver um documento detalhado da qualidade e quantidade da água, como também a forma que está sendo explorada para que seja feito um gerenciamento de como, quando e onde usar os recursos hídricos.