Um torneio leiteiro vai concentrar a atenção dos agricultores familiares de Jaramataia neste fim de semana. Eles estarão reunidos no Centro Cultural Beto Barreto, de sexta-feira (17) até o próximo domingo (19), quando a competição será encerrada.
Ao todo, 22 animais vão concorrer ao título de maior produtor de leite em duas categorias: vaca e novilha. Os proprietários serão premiados com motos, aparelhos de TV, máquinas forrageiras e celas para cavalo.
Segundo o secretário municipal de Agricultura de Jaramataia, Rosevaldo Pereira, o torneio serve como incentivo aos agricultores familiares e como vitrine para a genética dos animais. “Muitos criadores da região costumam participar, pois lá também haverá uma feira de animais. Os interessados poderão comprar vacas, novilhas e bezerros”, informou o secretário.
Essa é a segunda edição do Torneio Leiteiro de Jaramataia, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
Programação – Os animais serão levados ao local do torneio no dia 17, quando será feito um procedimento chamado “esgoto”, por meio do qual é retirado todo o leite para que eles iniciem a competição nas mesmas condições. As ordenhas vão ocorrer nos dias 18 e 19, sempre às 8h às 20h.
A quantidade de leite de cada animal é medida em quilos. De acordo com o secretário de Agricultura do município, Rosevaldo Pereira, no torneio anterior um dos animais produziu 37,6 quilos de leite em apenas duas ordenhas.
No sábado (18), a partir das 22h, haverá show com Zé de Almeida e Menino do Agreste. No domingo (19), haverá apresentação da banda Expresso Forrónejo e Galã do Brega. Outras informações sobre o torneio leiteiro pelos telefones (82) 3553-1120 / 8113-6233.