Música do game 'Civilization IV' é indicada ao Grammy

13/12/2010 04:44 - Games
Por Redação
Image

Parece que a indústria do entretenimento finalmente decidiu dar a devida atenção aos games e à complexidade de sua produção, já que o tema de abertura de um jogo foi indicado para uma categoria do prêmio Grammy - o mais importante da música mundial, pela primeira vez na história.

A canção, entitulada "Baba Yetu", foi escrita pelo compositor estadunidense Christopher Tin, para o Civilization IV. O chefe de desenvolvimento do jogo, Soren Johnson, pediu a Tin - seu antigo colega de quarto na universidade de Stanford - a criação de um tema para seu trabalho, em 2005.

A música é uma adaptação no idioma africano Swahili da oração cristã "Pai Nosso" e foi interpretada originalmente pelo coral da Universidade de Stanford, o Stanford Talisman, e foi indicada para a categoria "Best Instrumental Arrangement Accompanying Vocalists" (ou "Melhor arranjo instrumental acompanhado por vocalistas"), conta o site Gamasutra.

A canção ainda figura no álbum clássico de world fusion crossover de Tin, "Calling All Dawns", na qual é interpretada pelo coral gospel sul-africano Soweto Gospel Choir. O álbum também foi indicado para o prêmio, na categoria de "Best Classical Crossover Album" ("Melhor álbum clássico crossover").

"O fato desta canção ter uma vida fora do jogo se deve quase totalmente ao Video Games Live," explica o compositor para o site PC World, elogiando o evento que traz bandas interpretando músicas de diversos games. "Eles foram os primeiros a trazer essa música aos palcos de todo o mundo e em lugares onde eu nunca sonhei ser possível".

O compositor já criou temas para outros jogos, como Pirates of the Caribbean Online, Pocket God, World of Cars Online e o Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer, além de canções para filmes como X2: X-Men United e Lilo & Stitch 2 , e já trabalhou com importantes empresas de tecnologia, como a Microsoft, Nokia, Verizon e Apple.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..